(+351) 213 154 002 / 3 | e-mail: geral@lgc.pt
Horário das Atividades

 

 

 

A Ginástica Acrobática na constituição dos seus pares e grupos tem ginastas com diferentes idades e estaturas, aos quais damos duas denominações, bases e volantes. As bases normalmente são os elementos mais velhos do par ou do grupo com uma estatura mais alta, normalmente mais fortes para facilmente sustentarem e apoiarem o volante. O volante é o outro elemento do par ou grupo normalmente mais novo, com uma estrutura física mais baixa e mais leve para poder facilitar o trabalho em conjunto, permitindo também uma maior longevidade da participação desportiva. Além de mais esta bela disciplina cria laços de amizade muito fortes entre os parceiros, bem como o espírito de trabalho em grupo e o mais importante de tudo a confiança entre os parceiros e treinadores.

Na Formação da Ginástica Acrobática treinam as bases da modalidade: a agilidade, a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora.

Idade: + 6 anos
Horário: 3ª e 5ª feiras das 17:30 às 18:30h | 2ª, 4ª e 6ª feira das 17:30 às 18:30h
Coordenação: Bernardo Simões
Professores: Bernardo Simões e Sara Casal

x
A Ginástica Artística constitui o conjunto de disciplinas mais populares dos Jogos Olímpicos e ao mesmo tempo das mais exigentes, uma vez que combina força, habilidade e flexibilidade. Na Ginástica Artística Feminina (GAF) as mulheres participam em quatro aparelhos: saltos, paralelas assimétricas, trave e exercícios de solo.

A Formação de GAF inicia o trabalho base da modalidade, trabalhando a força, o equilíbrio, a destreza, a coordenação motora e a beleza do movimento. Iniciam o trabalho dos diferentes aparelhos adstritos à modalidade.

Idade: + 5 anos
Horário: 3ª e 5ª feiras das 17:45 às 19:00 horas
Coordenação: Paula Barata
Professor: Eduardo Baptista
x
A Ginástica Artística constitui o conjunto de disciplinas mais populares dos Jogos Olímpicos e ao mesmo tempo das mais exigentes, uma vez que combina força, habilidade e flexibilidade. Na Ginástica Artística Masculina (GAM) os homens participam em seis aparelhos: argolas, saltos, paralelas simétricas, cavalo com arções, barra-fixa e exercícios de solo.

A Formação de GAM inicia o trabalho base da modalidade, a força, o equilíbrio, a destreza, a coordenação motora e a beleza do movimento. Iniciam o trabalho dos diferentes aparelhos adstritos à modalidade.

Idade: + 5 anos
Horário: 3ª e 5ª feiras das 17:00 às 18:00h
Coordenação: José Augusto Dias
Professor: Luis Botelho
Idade: + 7 anos
Horário: 2ª, 4ª e 6ª feiras das 17:30 às 19:00h

x
A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, desporto, cultura popular, dança e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Idade: + 6 anos
Horário: 3ª e 6ª feiras das 18:15 às 19:00 horas
Professor: Énir Júnior

x
A Dança Clássica, também conhecida como Ballet, é um tipo de dança que reúne uma série de técnicas e movimentos específicos. Por outro lado, o Ballet é o nome que permite fazer referência à peça musical composta para ser interpretada através da dança.

Esta dança surgiu durante o Renascimento, na altura em que os casamentos e os eventos aristocráticos eram celebrados com bailarinos da corte, os quais mostravam as suas destrezas. Com o passar do tempo, os movimentos e os passos foram-se aperfeiçoando.

Idade: 3/5 anos
2ª e 4ª feiras das 17:30 às 18:15h
Idade: 5/8 anos
Horário: 2ª e 4ª feiras das 18:15 às 19:00h
Idade: +8 anos
Horário: 2ª e 4ª feiras das 19:00 às 20:00h
Professora: Carla Moreira
x
A Ginástica para Bebés, é uma aula de motricidade infantil, onde as crianças são acompanhadas e ajudadas pelo pai ou a mãe, fortalecendo a relação entre ambos.

As aulas são realizadas num espaço adaptado e propício ao movimento para o seu desenvolvimento da sua motricidade de uma forma harmoniosa, num espaço repleto de material pedagógico.

Idade: < 36 meses
Horário: Sábados das 10:15 às 11:00 horas
Professora: Mercês Dias

x
O Hip Hop tem como objectivo que as crianças/jovens desenvolvam capacidades motoras a nível de coordenação e de expressão corporal ao som das músicas que mais gostam.

É abordada a origem do Hip Hop (popping, locking, break dance) mas também todos os estilos que daí foram nascendo e que fazem parte da família das Danças Urbanas.

Acima de tudo, o que se pretende com estas aulas é que os bailarinos se divirtam enquanto dançam e aprendem!

Idade: + 6 anos
Horário: 2ª e 4ª feiras das 18:00 às 19:00 horas
Professora: Ana Ferreira
x
A INFANTIL é uma classe onde as crianças de um modo divertido e devidamente enquadradas desenvolvem um conjunto de competências “transversais” e essenciais, como são as capacidades condicionais e coordenativas: flexibilidade, força, equilíbrio, controlo da orientação espacial, ritmo e agilidade.

Estas aulas decorrerem num espaço cheio de cor de esponjas propícias às tarefas a desenvolver para o desenvolvimento harmonioso da criança.

Idade: 3/4 anos
Horário: 3ª e 5ª feiras das 17:00 às 17:45 horas
Professora: Catarina Oliveira
Idade: 4/5 anos
Horário: 2ª e 4ª feiras das 17:15 às 18:00 horas
Professora: Sara Casal
x
A palavra Judo, significa caminho suave, ou caminho da suavidade é uma arte marcial, praticada como desporto de combate e fundada por Jigoro Kano em 1882, no Japão.

Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.

O Judo de Formação é uma escola de valores morais que simultaneamente permite um desenvolvimento das capacidades físicas essenciais, bem como, as técnicas específicas da modalidade.

Idade: +5 anos
Horário: 3ª e 5ª feiras das 17:45 às 18:30h
Coordenação: Emílio Costa
Professora: Catarina Oliveira
Idade: < 10 anos
Horário: 2ª, 4ª e 6ª feiras das 18:00 às 19:00h
Professor: Emílio Costa

x
O Karaté é uma modalidade nova no LGC, e que pretende através dos Katas - sequência de movimentos, proporcionando ao mesmo tempo a aprendizagem de valores morais da modalidade.

Os benefícios para a prática das artes marciais pelas crianças são excelentes no sentido de proporcionar um crescimento saudável, um aumento da condição física, a concentração, o respeito, a segurança, a confiança e a educação.

Idade: + 6 anos
Horário: 3ª e 5ª feiras das 17:30 às 18:30 horas
Professores: Rita Meneses e Estevão Trindade

x
Desenvolvido como um método de treino que permite ao jovem, ultrapassar de forma rápida, eficiente e segura quaisquer obstáculos utilizando somente as habilidades e capacidades do seu corpo.

O Parkour é originário de França, surgiu em meados do final dos anos de 1980.

No LGC trabalham-se o skils da modalidade com o máximo rigor e segurança.

Idade: + 6 anos
Horário: 2ª e 4ª feiras das 18:30 às 19:30 horas

Idade: + 10 anos
Horário: 2ª e 4ª feira das 19:30 às 21:00 horas e Sábados das 12:00 às 13:30 horas
Professores: André Freitas e Alexandre Lopes

x
A Ginástica Rítmica é realizada exclusivamente por meninas, individualmente ou em grupo, e é uma combinação de ginástica e dança. As ginastas executam movimentos coreografados com acompanhamento musical, utilizando aparelhos tais como a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.

Nesta aula o trabalho passa também por elementos coreografados em grupo criando um desafio suplementar às ginastas.

Idade: + 6 anos
Horário: feiras das 18:30 às 19:30h | Sábados das 10:00 às 11:30h
Professora: Joana Mendes

x
Com início em 2009, o LGC promove todos os sábados uma aula destinada aos alunos do 1º Ciclo de escolaridade com acesso simbólico, no qual as crianças têm oportunidade de experimentarem modalidades de ginástica, judo e dança, nos mesmos espaços onde os nossos atletas desde as formações até ao alto rendimento treinam diariamente.

Escolas do Programa: EB1 Sampaio Garrido, EB1 N1 de Lisboa, EB1 Natália Correia e EB1 Leão de Arroios.

Idade: 4 / 10 anos
Horário: Sábados das 10:00 às 11:00 horas
Professora: Ana Ferreira e Catarina Oliveira

x
Nos trampolins os ginastas executam uma série de rotinas que incluem 10 saltos, os juízes marcam em três áreas diferentes a dificuldade, a execução e o tempo de voo.

É uma modalidade que podemos dividir em Duplo Mini Trampolim, Trampolim Individual e Sincronizado.

O LGC tem tido excelentes resultados nesta modalidade desportiva, tendo participado nos últimos 4 Jogos Olímpicos (Atenas, Pequim, Londres e rio de Janeiro) com um ginasta.

Idade: + 6 anos
Horário: 3ª e 5ª feiras das 17:30 às 18:30h | 3ª e 5ª feiras das 18:30 às 19:30h
Coordenador: Luis Nunes
Professores: Ana Rente, Carlos Nobre, Inês Valério, Luís Nunes e Ruben Esteves

x