Fundação

A iniciativa de se fundar, em Lisboa, um novo clube partiu de João de Matos Corte-Real da Câmara Mouat e de José dos Santos Cadeiras. Para esse tema realizou-se a 4 de Novembro de 1918 uma reunião no Caminho do Forno Tijolo, nº 80, r/c, residência de Alberto Júlio Mouat.
Estiveram presentes, sendo, portanto, os fundadores: Agripino Teixeira, Alberto Júlio Mouat, Artur Ribeiro, Carlos José dos Santos, Carlos Martins, Francisco Gonçalves Arroja, João de Matos Corte-Real da Câmara Mouat, Joaquim Carlos de Almeida, José Lima, José dos Santos Cadeiras, Manoel Valente, Manuel Vassalo de Araújo, Oscar de Carvalho, Raúl de Brito, Raúl Correia de Araújo e Soeiro Piedade. A designação de Lisboa Gymnasio Club foi proposta por Manuel Vassalo de Araújo.
Os presentes deliberaram que a data da reunião seria considerada para todos os efeitos, a da fundação do Clube. A Comissão Instaladora e Administrativa incumbida de dar corpo à resolução tomada foi constituída por: Alberto Júlio Mouat - Presidente; Raúl Correia de Araújo - Tesoureiro; José dos Santos Cadeiras - Secretário. Na Europa, o grande pesadelo aproximava-se do fim. Uma semana depois, os clarins anunciavam o armistício. Num modesto bairro de Lisboa nascer uma colectividade que apesar das dificuldades encontradas ainda hoje, volvidos que são 100 anos, mantém íntegro o ideal dos seus fundadores.