(+351) 213 154 002 / 3 | e-mail: geral@lgc.pt
Horário das Atividades

Atividades de Animação e Apoio à Família/
Componente de Apoio à Família



As Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) destinam-se a assegurar o acompanhamento das crianças na educação préescolar antes e ou depois do período diário de atividades educativas e durante os períodos de interrupção destas atividades.
A Componente de Apoio à Família (CAF) é o conjunto de atividades destinadas a assegurar o acompanhamento dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico antes e ou depois das componentes do currículo e das AEC, bem como durante os períodos de interrupção letiva.
A Câmara Municipal de Lisboa reconhecendo a situação de precariedade dos diversos alunos carenciados, pretende intervir de forma a assegurar condições iguais a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico e da educação pré-escolar da rede pública do Concelho de Lisboa. Em face das necessidades manifestadas pelas famílias, se mostra imprescindível dar uma resposta social adequada proporcionando a todos os alunos atividades lúdicopedagógicas e assegurando o seu acompanhamento antes ou depois das atividades letivas/educativas e ou durante o período de interrupção das mesmas.
No âmbito das AAAF/CAF, o LGC destaca a educação não formal das crianças, onde o envolvimento e livre escolha das crianças se tornam fundamentais:
• Entendemos que nestas atividades é muito mais importante o grau de envolvimento e satisfação das crianças do que a existência de um produto. É mais importante o prazer de estar e conviver do que a preocupação com o desenvolvimento e aprendizagem. • A mudança de espaço físico é muitíssimo importante. Se ficarem na sala em que levam a cabo as atividades curriculares, quer as crianças, quer os adultos, serão com muito mais facilidade levados a repetir tudo o que foi feito durante o dia – atividades, modo de estar. Mudar de espaço e materiais (livros, jogos, brinquedos e outros), permite aos profissionais e às crianças estarem mais aptos a recriar uma outra dinâmica. • Sendo essencialmente as atividades de livre escolha das crianças, as propostas a apresentar deverão, tendo em conta o espaço, os materiais e os recursos disponíveis, permitir que sejam as crianças a organizar-se.
Promovemos diversas atividades ao longo do ano de acordo com a realidade de cada escola e alunos, preferencialmente através de ateliês. Nos períodos de Interrupção Letiva acompanhamos as crianças durante todo o dia, onde acabamos por ter oportunidade de realizar outras atividades. Entre outras: Cinema na Escola, Tudo sobre Rodas, Festival Todos, “The Tall Ships Races”, Piscina, Rocódromo, Banda Sinfónica da PSP , Teatro, Estágios desportivos , Jogos Medievais no Castelo de S. Jorge, Quinta da Regaleira, provas Olisipíadas, Estufa Fria, Praia, Museus, Piscina na Escola, participação em eventos de entidades locais, associações culturais, entre outros.
O LGC assume as AAAF no Jardim de Infância do Lumiar pelo Agrupamento de Escolas Lindley de Cintra e CML assim como no Jardim de Infância da Pena pelo Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves e JFArroios.
Na CAF, o LGC assume a EB1 Leão de Arroios pelo Agrupamento de Escolas Luís de Camões e JFArroios, na EB1 N1 de Lisboa pelo Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves e CML, na EB1 Sampaio Garrido pelo Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves e JFArroios.