Atividades de Animação e Apoio à Família/
Componente de Apoio à Família
As Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) destinam-se a assegurar o acompanhamento das crianças na educação préescolar antes e ou depois do período diário de atividades educativas e durante os períodos de interrupção destas atividades. A Componente de Apoio à Família (CAF) é o conjunto de atividades destinadas a assegurar o acompanhamento dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico antes e ou depois das componentes do currículo e das AEC, bem como durante os períodos de interrupção letiva. A Câmara Municipal de Lisboa reconhecendo a situação de precariedade dos diversos alunos carenciados, pretende intervir de forma a assegurar condições iguais a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico e da educação pré-escolar da rede pública do Concelho de Lisboa. Em face das necessidades manifestadas pelas famílias, se mostra imprescindível dar uma resposta social adequada proporcionando a todos os alunos atividades lúdicopedagógicas e assegurando o seu acompanhamento antes ou depois das atividades letivas/educativas e ou durante o período de interrupção das mesmas.
No âmbito das AAAF/CAF, o LGC destaca a educação não formal das crianças, onde o envolvimento e livre escolha das crianças se tornam fundamentais: • Entendemos que nestas atividades é muito mais importante o grau de envolvimento e satisfação das crianças do que a existência de um produto. É mais importante o prazer de estar e conviver do que a preocupação com o desenvolvimento e aprendizagem. • A mudança de espaço físico é muitíssimo importante.
Se ficarem na sala em que levam a cabo as atividades curriculares, quer as crianças, quer os adultos, serão com muito mais facilidade levados a repetir tudo o que foi feito durante o dia – atividades, modo de estar. Mudar de espaço e materiais (livros, jogos, brinquedos e outros), permite aos profissionais e às crianças estarem mais aptos a recriar uma outra dinâmica. • Sendo essencialmente as atividades de livre escolha das crianças, as propostas a apresentar deverão, tendo em conta o espaço, os materiais e os recursos disponíveis, permitir que sejam as crianças a organizar-se.
Promovemos diversas atividades ao longo do ano de acordo com a realidade de cada escola e alunos, preferencialmente através de ateliês. Nos períodos de Interrupção Letiva acompanhamos as crianças durante todo o dia, onde acabamos por ter oportunidade de realizar outras atividades. Entre outras: Cinema na Escola, Tudo sobre Rodas, Festival Todos, “The Tall Ships Races”, Piscina, Rocódromo, Banda Sinfónica da PSP, Teatro, Estágios desportivos, Jogos Medievais no Castelo de S. Jorge, Quinta da Regaleira, provas Olisipíadas, Estufa Fria, Praia, Museus, Piscina na Escola, participação em eventos de entidades locais, associações culturais, entre outros. O LGC assume as AAAF pela Junta de Freguesia da Penha de França na Arq. Victor Palla do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, na Prof. Oliveira Marques do Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres e na EB1 Actor Vale pelo Agrupamento de Escolas das Olaias.
Na CAF, o LGC assume pela Junta de Freguesia da Penha de França na Arq. Victor Palla do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, na Patrício Prazeres e Prof. Oliveira Marques do Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres e na EB1 Actor Vale pelo Agrupamento de Escolas das Olaias.